Avenida Julio Borella, 805 - Sala 207 - Top Center Avenida, Centro - Marau/RS
  • (54) 3342-0944
  • (54) 3342-8740
  • (54) 9104-9625

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Liderança: o que prejudica o fortalecimento dos negócios?

Quem pensa que o crescimento dos negócios deve ser preocupação apenas do dono da empresa está enganado.

Fonte: InfoMoneyTags: negócios

Flávia Furlan Nunes

Quem pensa que o crescimento dos negócios deve ser preocupação apenas do dono da empresa está enganado. Em cargos de liderança, é importante atentar a isso também. Desse crescimento depende a existência (e sobrevivência harmoniosa) da equipe.

Levantamento realizado pela Robert Half mostrou que existem aspectos que prejudicam o fortalecimentos dos negócios e um deles é não considerar os efeitos da economia sobre os clientes. Eles também sofrem com as adversidades. Por isso, em um momento de turbulência econômica, como a crise vivenciada, pesquisar e compreender as ideias do seu público ajudarão a adaptar melhor seus produtos e serviços.

Sacrificar a qualidade também é prejudicial ao fortalecimento dos negócios, já que compromete a imagem do produto ou do serviço prestado. Não permita que a qualidade seja afetada porque a equipe está sobrecarregada.

Outros problemas
Confira abaixo outros fatores que prejudicam o crescimento da empresa e que foram apurados pela Robert Half:
  • Fazer os cortes errados: ao reduzir despesas, tome cuidado para não diminuir o nível dos serviços oferecidos ao cliente;
     
  • Tirar o foco da linha de frente: você tem certeza de que aquela pessoa em contato com o cliente está fazendo a abordagem de maneira correta? Se a impressão passada for errada, pode-se perder os clientes atuais e os em potencial. Não precisa nem comentar o efeito disso nos negócios;
     
  • Não pedir ajuda para ampliar os relacionamentos comerciais: quando for apropriado, envolva os membros de outras áreas com a equipe comercial. Isso levará a empresa a ampliar os relacionamentos com os clientes que já existem, assim como a identificar e contatar novos clientes potenciais;
     
  • Deixar funcionários de "mãos atadas": fortaleça a equipe, para que tome decisões que garantam experiências positivas para clientes e consumidores. Forneça informações sobre como solucionar dilemas, e analise as decisões dos profissionais que estão ao seu redor, informando o que fizeram corretamente e o que poderia ter sido melhor;
     
  • Não encantar seus clientes: sempre que puder, faça com que seus clientes saibam que são importantes e respeitados.

INDICADORES FINANCEIROS

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.4937 5.4967
Euro/Real Brasileiro 6.36943 6.3857
Atualizado em: 06/08/2025 09:25

Indicadores de inflação

05/202506/202507/2025
IGP-DI-0,85%-1,80%
IGP-M-0,49%-1,67%-0,77%
INCC-DI0,58%0,69%
INPC (IBGE)0,35%0,23%
IPC (FIPE)0,27%-0,08%0,28%
IPC (FGV)0,34%0,16%
IPCA (IBGE)0,26%0,24%
IPCA-E (IBGE)0,36%0,26%0,33%
IVAR (FGV)-0,56%1,02%